• Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

Produzido com carinho

por Recanto da Costura

A HISTÓRIA DO AVENTAL DA VOVÓ

January 30, 2019

 

 

O uso principal do avental da vovó era para proteger o vestido, mas além disso, servia como luva para retirar panelas quentes do forno. Era maravilhoso para enxugar as lágrimas das crianças e em certas ocasiões,  limpar o rosto sujo. O avental servia para trazer do galinheiro os ovos, pintos a serem reanimados e às vezes, os ovos rachados que terminavam no forno. Quando chegava visita, o avental servia de abrigo às crianças tímidas e quando fazia frio, vovó agasalhava nele os braços.

 

O avental servia também para avivar o fogo quando era agitado sobre ele. Era ele que transportava as batatas e a madeira seca até a cozinha.

Servia de cesto para trazer os numerosos legumes da horta. Depois da colheita das ervilhas, era a vez dos repolhos. No fim da temporada, era utilizado para recolher as maçãs que caíram da árvore.

Quando chegava visita inesperada, era surpreendente ver a rapidez com que o velho avental fazia desaparecer a poeira.

No momento de servir a refeição, vovó ia na escadaria sacudir o avental e os homens que trabalhavam no campo sabiam logo que deviam sentar-se à mesa.

Vovó utilizava o avental também para colocar a torta de maçã apenas saída do forno na  janela para esfriar, enquanto que hoje sua neta coloca para descongelar.

Levará muitos anos até que alguém invente algum objeto que possa substituir o bom e velho avental que serviu para tantas coisas.

 

 

Fonte: Francine ANDREOLETTI, l’ Echo d’ Oranie

Tradução

http://legrenierdebibiane.com/trouvailles/textes/tablier.html

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

Capa de assadeira Térmica

17/10/2019

1/5
Please reload

Posts Recentes

28/08/2019

Please reload

Arquivos